Festival Nacional de Cultura e Esporte Indígena em Bertioga

Oi geente, tudo bem?

Comigo está tudo ótimo, esse meu final de semana foi simplesmente maravilhoso!

ÍNDIA-2
Tive o prazer de realizar um dos meus 2345643 sonhos rs, sim … Eu tenho muuitos sonhos *0*
Todos os anos acontece em Bertioga o Festival Nacional de Cultura e Esporte Indígena, é um evento que reune todas as tribos de todo o Brasil, então tinha índios de Tocantins, Bahia, Acre enfim… São várias tribos que se reunem em Bertioga durante 3 dias seguidos. Eles vem com o objetivo de vender suas artes e fazer algumas apresentações como danças, rituais, lutas entre outros. Cada tribo vende um tipo de arte diferente, que eles fazem com o que a natureza lhe oferece de cada lugar. Então você vai ver várias coisas semelhantes, mais com penas de aves diferentes, caracteristico do ambiente que eles vivem.
Muitos deles entendem a lingua portuguesa e falam, só que com sotaque, é claro! Além de que cada tribo tem seu próprio indioma… Eu como sou muito curiosa fui perguntando pra cada um coisas como “Oi, tchau e obrigada” rs
O cheiro deles também é diferente, nada muito fedido mas… Eles não tomam banho com sabonete dove e nem passam rexona rs.
O que eu reparei também, é que as mulheres estavam todas com os seios cobertos, o que não aconteceu nos anos anteriores. Mas pelo o que eu ouvi dizer, os homens mecheram bastante com elas e por isso teve essa censura desde então…
Os índios não ficaram presos no século XVII então, hoje em dia eles têm celulares, máquinas digitais e precisam de dinheiro. O que é normal, já que eles tiveram que se adaptar conforme as necessidades… Porém eles ainda mantém a cultura e lutam para que não se perca com o passar do tempo (:

Apesar de muitos viverem em aldeias, eles já têm televisões, cobertores entre outras tecnologias!
Eu gravei um vídeo para mostrar mais ou menos como é. Me desculpem pela falta de qualidade das imagens, mas já estava anoitecendo e o dia estava nublado!

ÍNDIA-1ÍNDIA-3

Meu cabelo ficou bagunçado, mas não me importo… Apenas me sentindo uma índia *-* rsÍNDIA-4 ÍNDIA-5

Boom, foi um dia muito legal e para quem mora perto vale super a pena ir (:

ÍNDIO-1 ÍNDIO-16 ÍNDIO-21 ÍNDIO-25 ÍNDIO-29 ÍNDIO-30 ÍNDIO-35 ÍNDIO-36 ÍNDIO-37 ÍNDIO-38 ÍNDIO-43 ÍNDIO-44 ÍNDIO-45 ÍNDIO-46 ÍNDIO-47 ÍNDIO-48 ÍNDIO-49 ÍNDIO-50 ÍNDIO-51 ÍNDIO-52 ÍNDIO-53 ÍNDIO-54 ÍNDIO-55

Espero que tenham gostado pessoal, até a próxima… Beijos ❤

2 comentários sobre “Festival Nacional de Cultura e Esporte Indígena em Bertioga

  1. Olá Amanda muinto legal a edição dos seus videos…curti muinto…graças a Deus tive o privilégio de estar em Bertioga dos dias 16, 17, 18, 19, 20 e 21 pois fomos fazer uma viagem em família e comemorar o aniversário de casamento o mais legal de tudo é que minha esposa tem descendência indígena e adorou o evento…Bertioga está de parabéns pelo evento muinto aproveitoso sem dizer o forte de São João …que vista do canal de Bertioga…valeu apena 6 hrs de viagem pois morarmos em Paranapanema – sp e se Deus permitir estaremos ai novamente wlu!!!

    Curtir

    • Olá João, que bom que gostou. Eu também não sou de Bertioga, sou de Guarujá (:
      E também gosto bastante. É um ambiente agradavel e cheio de energia positivaa, e me alegra ver que nem tudo ficou perdido no tempo!
      Espero ir sempre que puder também. Até mais

      Curtir

Deixe um comentário